domingo, 9 de março de 2014

O temido visto americano

direitos reservados: Howstuffworks
  Para muitas pessoas a parte mais tensa de se ir para os States esta justamente na questão do visto e realmente, quando comparado a maioria dos países, tirar um visto americano pode ser bem burocrático, percebeu o uso do pode ser? pois é, pra mim não foi!


  Ao contrario do que li em muitos blogs tirar meu visto foi simples e rápido, o processo é meio longo mas vou tentar dar uma resumida em como foi.
P.S: lembrando que antes de solicitar seu visto o passaporte já deve estar nas suas mãos e com a validade de 6 meses após a viagem.



1. formulário DS-160

  O primeiro passo é entrar no site da embaixada americana e fazer a solicitação do seu visto, la existem diversos tipos, mas o mais comum é o de turista ou B-2 que garante estadia de até 6 meses no pais podendo ser adiado, la você vai preencher um gigantesco questionário que engloba diversas questões desde tem um animal de estimação até possui quaisquer ligações com grupos terroristas( recomendo responder não pra essa).


direitos reservados :wikipedia
Essa é a parte mais cansativa de todo o processo, pode pega rg, cpf, certidão de nascimento, passaporte a conta do bar, ou seja todos os documentos que tem ou teve na sua vida, pois eles serão pedidos, leva-se de duas a três horas por pessoa pra termina-lo,então paciência, lembrando que o principal objetivo dele é provar que você só quer gastar seu suado dinheirinho la e não migrar, portanto é fundamental que você NÃO minta em nenhuma pergunta, acredite eles vão vasculhar a sua vida e qualquer deslize, por menor que seja vai fazer com que seu visto seja negado, portanto, honestidade em primeiro lugar pessoal .


   Após preencher o formulário(em inglês) uma foto sua deve ser anexada a ele e uma nova guia ira abrir para impressão da confirmação do formulário e um código de barras, guarde com carinho pois sem a código não tem visto.


 IMPORTANTE: no formulário vão ser pedidas coisas como: onde vai ficar, quando vai ir etc e tal, mesmo que você não saiba ou não tem certeza pode mentir nessa parte pois até a viagem seus planos podem mudar e eles estão cientes disso.


2. CAVS e agendar entrevista


direitos reservados: aprendizdeviajante
   Ufaaaa, formulário finalmente foi preenchido e agora chegou a hora da sua entrevista, comparado ao primeiro passo essa etapa é bastante simples.o CAVS é bem rápido, as únicas coisas que vão ser feitas são: tirar uma foto e recolher as digitais, ele deve ser marcado antes do dia da entrevista e pra isso é necessário um cadastro que deve ser feito por aqui, e agora a parte que dói, o pagamento!

  Após se cadastrar no site um boleto sera emitido no valor de 160.00 R$, que pode ser pago tanto no boleto como no cartão(que costuma ser mais caro, dependendo do valor do dólar).

  Feito o pagamento, hora de escolher a data do CAVS  e da sua entrevista.

IMPORTANTE: Nenhum aparelho eletrônico é permitido, nem tente, pois eles não deixam entrar, deixe no carro e lembre-se de levar o código de barras confirmando o preenchimento do formulário.Caso esqueça eles te dão uma mãozinha  imprimindo  por 30,00 R$, uma pechincha.

  Agora com as digitais e fotos tiradas vamos ao temido próximo passo: A entrevista


3. A entrevista



direitos reservados: viajenaviagem
Vamos la, essa é uma parte fundamental do processo, é onde irão decidir se te dão ou não um visto, primeiramente é importante entender os fatores que contribuem ou não para um visto negado.

Não sei se deu pra perceber mas, o motivo desse processo ser tão cansativo e burocrático reside justamente no medo dos nossos amigos de cima de irmos pra la e não voltarmos mais, então qual a melhor forma de conseguir um visto?

Exatamente, provando seus vínculos com o Brasil, quanto mais ´´evidencias´´ que sua pretensão é somente viajar, melhor!

Então leve de tudo, contra-cheques, boleto de escola, aluguel, extrato bancário, aah sim, o extrato bancário, eles querem saber se você consegue ir, aproveitar e o mais importante VOLTAR, portanto mostre que dinheiro não é o problema e que a viagem pode ser feita tranquilamente. Além desses, leve os documentos de praxe, cpf, rg, passaporte e os documentos emitidos pelo consulado(confirmação de entrevista, o código de barras, as fotos etc)

Separado os documentos? Ótimo, vamos ao processo da entrevista então.

Uma coisa que já deve ter dado pra perceber é que não existe o nosso ´´jeitinho brasileiro´´, portanto se sua entrevista esta marcada para as 11:00hs não adianta chegar as 10:00hs achando que vai ser atendido mais cedo, pois não vai, se sua entrevista for as 11:00hs chegue com 30 minutos de antecedência, ja na parte de fora é possível ver filas gigantes, mas não se preocupe, eles não deixam atrasar.

 Nessa fila do lado de fora um homem estara chamando as pessoas por horario, é importante SEGUIR  a fila, quando fui, um senhor tentou furar e foi direto pro final, Americanos não caem de amores por espertinhos, melhor não tentar.

 Entrando no consulado(sem furar a fila, lembra?) vão ter diversos atendentes recolhendo os documentos (tais como passaporte, e o código do formulário) em seguida você é direcionado a uma nova fila gigante com as pessoas que marcaram a entrevista no mesmo horário que o seu, essa demora um pouquinho dependendo da hora que chegar.

  Os portões abriram e começaram a entrar em grupos, vai ter aquela revista básica pelo detector de metais e finalmente pra entrevista.

 
Não sei se  todos são assim, mas o que eu fui em S.P é meio que um galpão gigante com varios guiches onde ficam os entrevistadores, agora fique esperto pois vão chamar pelo nome, entregar seu passaporte e mandar para outra fila, e enfim chegou, o tão sonhado e temido momento, importante manter a cabeça fria pra não dar bandeira hein...

  A entrevista em si foi bem menos intimidante do que tinha imaginado, em português, eles perguntam o básico, quando pretende ir,onde vai ficar, quantas pessoas vão, caso for a familia junta eleja alguém pra responder, assim não ficam se atropelando.

  E na hora mesmo já te dão a resposta, se negado eles te entregam o passaporte e te mandam pra casa e é isso ai...

  Mas pensamento positivo que isso não vai acontecer, ele vai sorrir, dizer que seu visto foi aprovado e enviar seus passaportes pra sua casa em no máximo 3 dias.

  E é isso, se feito com cuidado e atenção o processo não é nenhum bicho de sete cabeças, é importante manter a cabeça fria e não esquecer de nada.

Duvidas, sugestões, criticas, comente! no próximo post a parte não tão divertida assim: hotel e as caríssimas passagens...

Nenhum comentário:

Postar um comentário